segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Passo a passo

1. Com um lápis, dividir as faces vestibular e lingual em terços cervical, vestibular/lingual e oclusal. Traçar com lápis um linha da ponta de cúspide de cada elemento até a cervical.




2. Desgastar a face oclusal com a peça de mão e fresa. Como saber o quanto deve ser desgastado? É importante manter o pino guia incisal em contato com a mesa guia anterior. Deve-se observar o espaço existente entre os modelos, que deve ser de 2mm, o ideal para o levantamento correto dos cones e uma escultura adequada, a fim de que não haja a possibilidade de perfurações dos elementos fundidos durante os ajustes oclusais. Após o desgaste trazer a linha vertical demarcada na vestibular e na lingual para dentro da superfície desgastada marcando um ponto a 2mm da borda, este ponto será o local onde os cones serão levantados.

3. Concluído o passo 2 e antes de iniciar o levantamento dos cones é necessário aplicar uma fina camada de cera pegajosa sobre toda a superfície que foi desgastada para evitar que se soltem.



4. O levantamento dos cones é feito com instrumento PKT 1 ou 2 (gotejador), procurando apoio nos dentes próximos. O gotejador é aquecido na chama da lamparina e colocado em contato a cera tornando-a líquida e em seguida gotejada no ponto demarcado e direcionado ao seu contato oclusal.

5. São feitos movimentos de lateralidade e protrusão para verificar a presença de contatos prematuros e interferências.

6. Ao final do levantamento dos cones das cúspides funcionais dos dentes inferiores, os quais devem ser direcionados para as suas respectivas fossas antagonistas.
Qual a importância desse direcionamento?
Dessa forma os vértices das vertentes triturantes repousando sobre os sulcos, sem tocá-los evita abrasão.

7. Passo seguinte é o levantamento dos cones correspondentes as cúspides linguais inferiores. As cúspides vestibulares inferiores são mais altas do que as linguais nos premolares e esta diferença vai diminuindo à medida que se dirige aos molares. Porém os linguais dos molares são mais curtos do que os vestibulares, caracterizando a
curva de Wilson.


8. Perímetro oclusal consiste na colocação das arestas longitudinais. É iniciada pela ponta do cone em direção as proximais, reconstituindo as cristas marginais e o contato proximal. Avalia-se o conjunto cone-aresta em látero-protrusão.

9. Confecção da aresta transversal deposita-se cera nas pontas de cúspide ao sulco principal. Nos dentes que apresentam ponte de esmalte as arestas se ligam e são mais elevadas.

10. A confecção das vertentes lisas das cúspides é feita depositando cera na vestibular do cone. As vertentes lisas linguais são sempre menores que as vestibulares.
11. Confecção da vertente triturante deposita-se cera na face oclusal do cone. As bases dessas vertentes se encontram, deixando delimitado o sulco principal mésio-distal.

12. Faz-se o preenchimento dos espaços oclusais com adição de cera e acabamento das fossas. Sempre verificando se há excessos, se houver, deve ser removido com PKT 4. Ao término desta etapa consegue-se uma superfície oclusal com cúspides e fossas harmoniosamente relacionadas de acordo com a dinâmica do sistema mastigatório.

13. Verificar as características finais do enceramento:
a) As pontas de cúspide são os pontos mais altos;
b) As pontas de cúspide funcionais são projetadas para o seu contato com dente antagonista;
c) As cúspides linguais são menores que as vestibulares;
d) Todas as estruturas posteriores devem desocluir nos movimentos excursivos da mandíbula.
e) Os contatos cêntricos devem estar sempre em ambos os lados do arco dentário.

6 comentários:

  1. Adorei seu ensinamento, só que sua fotos ficaram embasadas e ficaria perfeito de tivesse esse passo a passo em vídeo não teria como fazer? Ajudaria muito quem esta começando agora,e ainda esta perdido.Adorei e sempre vou estar acessando para ver novidades,obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu trabalho, está me ajudando muito, Obrigada pela iniciativa, bjs Mogaline Melo.

    ResponderExcluir
  3. muito bom,só que não dá pra enxergar,o desenho ficou pequeno e sem nitidez

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,,,,, Vc poderia me indicar em que lugar se compram esses modelos para fazer enceramento? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Parábens. Me ajudou bastante, Gratidão.

    ResponderExcluir
  6. Show! Mas, um vídeo ajudaria bastante! É possível? Com explicação oral!

    ResponderExcluir