domingo, 13 de setembro de 2009

Detalhes anatômicos da coroa dental

Legenda:

pc: ponta de cúspide
cm: crista marginal
al: aresta longitudinal
at: aresta transversal
vlm: vertente lisa mesial
vld: vertente lisa distal
vtm: vertente triturante mesial
vtd: vertente triturante distal
sp: sulco principal


1Cíngulo – saliência arredondada presente no terço cervical da face lingual de incisivos e caninos.
2Cúspide – saliência em forma de pirâmide quadrangular, presente em molares e premolares. De suas vertentes, duas estão na face livre as quais são denominadas vertentes lisas e duas na face oclusal, as vertentes triturantes. As vertentes lisas estão separadas da vertente triturante pela aresta longitudinal. As vertentes lisas e triturantes mesiais separadas das homônimas distais na mesma cúspide pelas arestas transversais. As vertentes e arestas encontram-se no vértice da cúpide.
3Ponte de esmalte – eminência linear que une cúspides, interrompendo o sulco principal. Exemplos: primeiro premolar inferior e primeiro molar superior.
4Crista marginal – eminência linear localizada nas bordas mesial e distal da face lingual de incisivos e caninos e nas faces mesial e distal da face oclusal de molares e premolares. Impede que partículas de alimentos que devem ser triturados saiam da zona mastigatória, além de proteger a área de contato evitando a impacção alimentar.
Tubérculo – saliência menor que uma cúspide, sem forma definida.
Bossa – elevação arredondada situada no terço cervical da face vestibular , entre os terços cervical e médio da face lingual de premolares e molares ou na face de contato de alguns dentes.
5Sulco principal – depressão linear aguda, estreita, que separa as cúspides umas das outras.
Sulco secundário – pequeno e pouco profundo, distribui-se irregularmente e em número variável nas faces oclusais, principalmente sobre cúspides e na delimitação das cristas marginais.
6Fosseta – depressão encontrada na terminação do sulco principal ou no cruzamento de dois deles
Fossa – escavação ampla e pouco profunda da face lingual de dentes
anteriores.

Um comentário: